Buscar
  • Rede + Comunicação

UVS Solví - CSC | Assertividade para a tomada de decisões e gestão estratégica

Solví: assertividade no planejamento orçamentário

A Solví, um dos maiores grupos de gestão em engenharia ambiental – hoje com cerca de 10 mil colaboradores atuando no Brasil, Peru, Argentina e Bolívia – enfrentava desafios na gestão orçamentária e acompanhamento financeiro devido à processamentos e consolidação de informações ineficientes. Processos de planejamento orçamentário, forecast, fluxo de caixa e rateio eram gerenciados por meio de relatórios manuais e planilhas de Excel, o que gerava muito esforço e envolvimento de diversas áreas da empresa.


Para otimizar todos esses processos trazendo maior produtividade e eficiência, a empresa escolheu implementar o SAP BPC, ferramenta de planejamento e Business Intelligence que se integra com o ERP SAP já utilizado na Solví.


Implementação da Solução de Planejamento Orçamentário com SAP BPC

Para melhorar a experiência dos usuários, reformular os processos orçamentários e padronizar os modelos de dados, a empresa contou com a equipe de consultores de Data & Analytics da Delaware, identificando novas oportunidades não apenas técnicas, mas também aplicando metodologias e melhores práticas para evolução dos processos de negócios.


Rodolfo Rezende, Head de Data & Analytics da Delaware e Anizio Oliveira de Sousa, Gerente de Excelência da Informação do CSC Solví, consideravam este um projeto desafiador devido à complexidade, curto tempo para desenvolvimento e por alterar estruturalmente modelos de planejamento anteriores e complementá-los com novas peças e métodos orçamentários.


Desenhamos e implementamos uma solução orçamentária complexa, com muitas peças financeiras, envolvendo diversas áreas de negócio, com metodologias avançadas mesclando planejamento por drivers, indicadores, bases históricas e automação dos cálculos para simulação de cenários projetados.” – conta Rezende.


Anízio ressalta a relevância do projeto para a companhia como um todo, demonstrando a importância de ter uma ferramenta desenhada de acordo com as necessidades da empresa.


Sem dúvida, a dedicação e conhecimento técnico e de negócio da equipe Delaware foi fundamental para o sucesso do projeto, com os consultores sempre prontos a nos atender nos momentos mais dolorosos da implementação” – Anízio Oliveira de Sousa, Gerente de Excelência da Informação do CSC Solví.


Mais integração

Em apenas 4 meses de projeto, a Solví passou a ter uma solução de controle de planejamento em uma plataforma única e corporativa. Com processos mais integrados, ficou muito mais fácil realizar simulações do resultado operacional.


Desenhamos novas telas para reformular o fluxo de trabalho, criamos novos cálculos de indicadores e reconfiguramos a forma como eles refletem nos demonstrativos”, conta Marcelo Portella, arquiteto de soluções da Delaware.


Foi desenvolvido um processo de rateio que aloca os custos de apoio a produção nos respectivos centros produtivos, respeitando regras complexas e parametrizáveis, refletindo também no fluxo de caixa.


Tivemos uma troca de experiência ímpar ao longo deste projeto e seguimos em parceria com a Solví, apoiando na evolução dos seus ecossistemas e processos de negócio”, finaliza Rodolfo, após realizar a reunião de “Lições Aprendidas” com toda equipe de projeto.

Equipe Solví e Delaware reunida durante o projeto: Marcio Rodrigues Maciel, Anizio Oliveira de Sousa, Herika Aguiar, Rodolfo Rezende, Barbara Sanches Cruz, Wesley de Souza Lessa, Michelle Guimarães de Oliveira, Caio Cezar Fittipaldi e Marcelo Portella.

44 visualizações