Nesta última quarta-feira (10/05), a UVS São Carlos Ambiental recebeu seu novo caminhão centopeia com suspensão a ar, idealizado pelo gerente de suprimentos e equipamentos da Solví, Luiz Lopes, desde 2006.
A suspensão pneumática permite que o veículo seja pesado em tempo real e essa informação será passada tanto para o motorista, via computador de bordo, quanto para o CCO da unidade. Portanto, com a utilização dessa inovação, espera-se que problemas como sobrecarga e subcarga sejam eliminados.
O eixo adicional direcional do centopeia permite um aumento significativo da capacidade do veículo, sem abrir mão da segurança e sem deixar de respeitar a carga legal permitida por lei. O veículo possui o mesmo volume de um caminhão trucado normal (19 m³), mas ele é capaz de transportar em torno de 17 toneladas ao invés das 12 toneladas usuais, o que representa um ganho de 42%.
No caso de São Carlos, em que o aterro sanitário fica à 25 km do centro da cidade, a UVS espera otimizar significativamente o número de viagens, reduzindo assim o custo por tonelada transportada e eventuais gastos com manutenção. É a busca constante pela excelência operacional da unidade.
Segundo o gerente da UVS, Hanokh Yamagishi, “no futuro, com a evolução do sistema de pesagem em tempo real, essa nova configuração poderá levar há uma roteirização dinâmica, ou seja, os roteiros dos veículos passariam a ser adaptados em tempo real, conforme a situação da coleta naquele instante e isso transformaria a forma de coletar resíduos”.
Comments