Buscar
  • Rede + Comunicação

UVS Essencis e Termoverde Caieiras | Realizam II Encontro de Sustentabilidade e Educação Ambiental

No dia 26 de outubro, as UVSs Essencis e Termoverde Caieiras realizaram o segundo encontro do Workshop de Sustentabilidade e Educação Ambiental.

A ideia do evento surgiu no Programa Encontro com a Comunidade, que busca através do diálogo fortalecer o relacionamento com moradores do município de Caieiras.


O Workshop de Sustentabilidade e Educação Ambiental, tem como objetivo informar, conscientizar e proporcionar momentos de reflexão quanto ao temas de meio ambiente, entre eles o importante papel que a UVS tem desenvolvido no município com soluções sustentáveis para os resíduos que são recebidos na unidade.


O Workshop é divido em 3 encontros e apresenta temas como: O meio ambiente e sociedade, Políticas ambientais no Brasil – entre o discurso e a prática - e Gestão de resíduos e controles ambientais no brasil e no mundo.


O segundo encontro realizado na última semana foi conduzido pela Consultora Ambiental Zulmara Salvador que trouxe à reflexão das o surgimento das Políticas Ambientais no Brasil, além de exemplos de iniciativas de gestão de resíduos e coleta seletiva em diversos países.


Participaram do encontro, integrantes do programa encontro com a comunidade, colaboradores do programa Portas Abertas da UVS Essencis e Termoverde Caieiras, Diretores e Professores da rede de ensino municipal além da presença de parceiros e formadores de opinião.


A liderança da UVS representada por Eduardo Azzari realizou a abertura do evento destacando a importância do desenvolvimento de programas como esse que visam a oferta de informação e conhecimento nos assuntos relacionados ao propósito da UVS.


Depoimentos:


Nome: Moacir Ferreira de Souza , 36 anos

Função: Diretor de Educação Infantil

Município: Caieiras


Vivemos em um mundo cada vez mais capitalista e seus impactos são desastrosos do ponto de vista ambiental. Os insumos descartados, resíduos que não são destinados corretamente, nos traz um impacto muito negativo e preocupante para vida em sociedade.

É preciso de políticas públicas sérias para enfrentarmos um problema que pode afetar o mundo todo. A destinação para o lixo que produzimos é uma questão de responsabilidade social.

As palestras têm me feito refletir sobre que ser humano, estou sendo, para o meu próximo."

Priscila Samara Santana de Almeida, 36 anos

Função: coordenadora pedagógica de educação infantil

Município: Caieiras


"O workshop promovido pela UVS Essencis no dia 26 de outubro foi uma excelente oportunidade para nós da gestão escolar da educação de Caieiras poder nos apropriar das informações sobre resíduos em nosso país. O encontro contou com a palestra da Zulmara Salvador que de forma clara e concisa apresentou o contexto histórico até os dias atuais da arcabolso de leis e decretos sobre a situação do lixo em nosso país, bem como as ações no Brasil e no mundo para o tratamento e destinação dos resíduos.

Esse encontro promoveu reflexão sobre nosso papel enquanto cidadão caieirense e do mundo sobre a destinação adequada do lixo, a importância da reciclagem e do aterro na cidade. Bem como e principalmente a ampliação do acesso à informação dos nossos alunos e comunidade sobre as ações do projeto instalado nas escolas.

Foi um encontro muito produtivo."




12 visualizações0 comentário