Buscar
  • Rede + Comunicação

UVS Essencis Betim | ROADMAP Tecnológico do Cimento e Coprocessamento na FIEMG

O Sistema FIEMG trabalha para que a indústria mineira se torne cada vez mais competitiva, inovadora e sustentável. Diante disso, realizam diversos eventos para fomentar esta cultura e promover o desenvolvimento. Assim, ocorreu em Outubro de 2019, o ROADMAP Tecnológico do Cimento e Coprocessamento no auditório da FIEMG em Belo Horizonte e contou com a presença das colaboradoras Júlia Lauvers (assistente de laboratório), Larissa Miranda (estagiária), Maria Cristina dos Santos e Tauana Carneiro (consultoras comerciais).


O Roadmap representa o esforço conjunto de uma série de parceiros nacionais e internacionais somado às visões e contribuições de inúmeros especialistas e referencias locais. Com a colaboração da indústria brasileira do cimento, esteve presente por meio dos grupos produtores Cimento Liz, InterCement, LafargeHolcim, Votorantim Cimentos e entidades ligadas ao assunto como a ABCP-SNIC, CNI, FEAM, SEMAD, FIEMG e FIAT-FCA.


O evento teve o objetivo de mapear a situação atual e as tendências futuras da indústria brasileira do cimento, propondo alternativas para reduzir, ainda mais, as suas já baixas emissões de CO2. Procura, ainda, identificar as barreiras e gargalos que limitam a adoção dessas alternativas e, com isso, propõe uma série de recomendações de políticas, regulações, aspectos normativos, entre outros, capazes de potencializar a redução das emissões em curto, médio e longo prazo.


Segundo a consultora comercial Maria Cristina, “O Roadmap ressaltou o comprometimento de toda indústria cimenteira com a redução da emissão de CO2 até 2050, apresentando as estratégias e ações que deverão ser tomadas pelas partes envolvidas para o alcance do objetivo. Ações essas, sustentadas por quatro pilares: Adições (substituto de clínquer); Combustíveis Alternativos; Eficiência energética; Tecnologias inovadoras”, disse.



8 visualizações0 comentário