Buscar
  • Rede + Comunicação

UVS ESSENCIS Betim-MG | Manutenção Preventiva na Estação de Tratamento de Efluentes

A Estação de Tratamento de Efluentes da UVS Essencis Betim, teve suas operações paralisadas por dois dias para realização de limpeza e manutenção preventiva de seus tanques e equipamentos. O objetivo principal da atividade é garantir a eficiência do processo bem como a qualidade do efluente final.


Por se tratar de um sistema de entrada e saída de efluentes, é inevitável o acúmulo de sólidos nas tubulações e tanques o que, com o tempo, compromete o funcionamento do processo. Assim, as manutenções preventivas são de extrema importância.


Na ocasião, todos os tanques do processo foram esgotados para remoção de material sólido depositado ao fundo. Em seguida, foram verificados os sistemas de vedação e funcionamento de bombas, raspadores e motores. Para isso, ocorreu uma grande mobilização de pessoas e equipamentos, a equipe da ETE foi orientada pelos profissionais do QSMA para execução da atividade da forma mais segura possível.


Após a manutenção, é possível observar uma melhora na qualidade do efluente final. Além disso, realizar paradas para manutenção é garantir o bom funcionamento do sistema bem como se prevenir de defeitos, custos não programados e deficiência no atendimento.

Foto: Aspecto geral do efluente de saída da ETE UVS Essencis Betim.

Créditos: Cristiano Mendonça – Encarregado ETE (Texto e foto).

1 visualização