Buscar
  • Rede + Comunicação

UVS Essencis Betim |Laboratório emprega sistema de reaproveitamento de água descartada no destilador

Na busca de uma solução para o problema, relacionado à grande quantidade de água potável que vinha sendo desperdiçada pelo destilador de água no laboratório, desenvolveu-se um projeto em 2014, conduzido por Cristiano Mendonça cujo objetivo era implantar um sistema de recuperação desta água.


O processo consiste na coleta da água descartada pelo destilador num tambor de 200 litros, através da gravidade para reutilizá-la em processos de limpeza do departamento.


A água destilada é utilizada principalmente para o preparo de soluções em laboratório, lavagem final de vidrarias, entre outros usos. É obtida através da condensação de vapores de água, pela ebulição ou pela evaporação de água que contém outras substâncias dissolvidas. Neste processo, são eliminadas da água substâncias como sais (sólidos dissolvidos) e dióxido de carbono. Vale ressaltar que a água descartada pelo destilador é uma água limpa que não trás nenhum malefício a saúde ao ser manuseada, sendo assim é propícia ao reuso.


Estimou-se que o descarte de água por este destilador (tipo Pilsen) é de aproximadamente 35 litros para cada 1 litro de água destilada, podendo ser maior ou menor, dependendo da vazão de entrada.


Os resultados deste projeto, que é empregado desde 2014, contribuem de forma sustentável com o meio ambiente, aproveitando a água desperdiçada pelo destilador, gerando também benefícios econômicos.


São ideias simples, como a técnica de reuso, que fazem grande diferença, pois além de causarem impactos positivos na UVS Essencis Betim, podem ser aplicadas em outros laboratórios.


Créditos: Júlia Lauvers, Estagiária do Controle Técnico, UVS Essencis Betim.


36 visualizações0 comentário