Buscar
  • Rede + Comunicação

UVS Essencis Betim implanta processo de instrução de trabalho padrão nos aterros

Em novembro/17, a UVS Essencis Betim realizou trabalho de melhoria nos aterros, com objetivo de padronizar as atividades existentes na operação. Na ocasião, foi elaborado uma instrução de trabalho padrão (ITP), que conta um passo a passo detalhado e fotos de cada procedimento. 

A formatação, coleta de dados e fotos foram levantadas pela estagiária Camila Assis de Souza, juntamente com o apoio operacional. Já na descrição dos procedimentos, tiveram o auxilio do Francisco Filho, encarregado de aterros e Gabriel Lacerda, responsável pela área.

O levantamento dos dados e elaboração teve início nos meses de Agosto e Setembro/2017, e implantação e divulgação nos meses de Outubro e Novembro/2017. Foram usados/levantados dados para elaboração dos procedimentos nos aterros Classe I e II, e posteriormente deixados disponíveis para consulta da operação.

Devido ao projeto de plano de melhorias nos aterros e a busca por novas ferramentas de gestão e padronização de rotinas, surgiu a necessidade de elaborar uma instrução visual de trabalho, de forma que evidenciasse procedimentos comuns nos aterros classe I e II e sua forma correta de execução, sendo alguns deles: Compactação e espalhamento de resíduos, construção de drenos verticais e horizontais, construção de frente de descarga, descarregamento de caminhões, entre outros, além de padronizar também quantidades de insumos como pedras, manilhas e telas que devem ser utilizadas em determinados processos. Através de todas essas ações, o objetivo principal era promover conhecimentos estandardizados entre lideranças e operação, para um melhoramento na otimização das rotinas.


Visão do sistema, onde existe as opções de visualização de cada processo do aterro.

Crédito: Camila Assis de Souza, Estagiária de Produção da UVS Essencis Betim.


6 visualizações