Buscar
  • Rede + Comunicação

UVS Essencis Betim | Coleta de Resíduos Eletrônicos, TI e Logística Reversa

TI ESSENCIS MG TRABALHA JUNTO A LOGISTICA REVERSA NA COLETA DE MATERIAIS ELETRONICOS


O segmento empresarial tem buscado o equilíbrio entre as relações ambientais e econômicas, de modo a aperfeiçoar seus produtos e serviços, visando a uma responsabilidade ambiental diferenciada e, consequentemente, a uma explícita vantagem competitiva no setor atuante. Isso ocorre devido ao cenário econômico-tecnológico que impõe às organizações a necessidade de mudanças contínuas no modo de operar e gerir seus negócios, para que se adaptem à nova realidade e se mantenham competitivas. Assim, mesmo que o objetivo principal da empresa seja o lucro, a função ambiental tem se tornado cada vez mais importante devido ao aumento da conscientização do consumidor e de seu crescente interesse pelos processos que cercam os produtos e serviços.


A responsabilidade ocorre, de acordo com a atual Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei 12305/2010), de forma compartilhada, por meio de um conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, dos consumidores e dos representantes governamentais dos serviços de gerenciamento de resíduos sólidos tanto para minimizar o volume de resíduos e de rejeitos, bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrente do ciclo de vida dos produtos.


Pensando nisto, a logística reversa compreende o gerenciamento do fluxo inverso dos produtos, após o consumo, abrangendo os processos de coleta, transporte, armazenagem, estoque e desmontagem, desde o ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de agregar valor aos resíduos e minimizar os impactos sobre o meio ambiente.

Umas das ações mais recentes da Essencis MG, foi a criação do setor de Logística Reversa de Sucata Eletrônica. Na Essencis MG, o setor da TI juntamente com a Logística Reversa, trabalha com a coleta de materiais eletrônicos para serem devidamente descartados, ajudando na sustentabilidade e no reaproveitamento dos materiais.


Já foram descartados cerca de 100 itens coletados pela TI. Dentre estes materiais estão, Placa de Telefonia PABX, HD’s, placa mãe, placa de rede, entre outros.

Crédito: Bruno Eduardo Gonçalves Ferreira, TI (Tecnologia da Informação), UVS Essencis Betim

23 visualizações0 comentário