Buscar
  • Rede + Comunicação

UVS Essencis Betim | BENCHMARKING FIAT AUTOMÓVEIS

Os colaboradores da ETE da UVS Essencis Betim, Laire de Oliveira e Cristiano Mendonça, juntamente com a Consultora Comercial Tauana Silveira, realizaram visita às instalações da Estação de Tratamento de Efluentes da fábrica da Fiat em Betim.


Na oportunidade, o responsável pelas operações da ETE Fiat – Gean apresentou todas as etapas de tratamento da planta assim como os controles, dificuldades e resultados do processo. De acordo com Gean, uma das etapas de maior importância é a equalização dos efluentes gerados nos processos produtivos e o controle analítico na entrada de efluentes. “É de extrema importância que os efluentes mantenham a qualidade inicial e que a equalização e tempo de retenção no sistema sejam mantidos para garantia do efluente final em atendimento às necessidades e legislação”.


Outra demanda que requer extremo cuidado é a manutenção dos equipamentos. Deve ser estabelecido um cronograma de manutenção preventiva a fim de evitar paradas não programadas e redução de produtividade.


Os colaboradores Laire e Cristiano aproveitaram a oportunidade de Benchmarking para incrementar conhecimentos e trazer alternativas de boas práticas que deverão ser aproveitadas em nosso processo. “Esse tipo de visita é de extrema importância para agregar conhecimento e trocar experiências. Conhecer um processo tão robusto como o da Fiat e todas as dificuldades, controles e resultados nos ajuda a entender quais serão nossas demandas na implantação da nossa nova ETE”, diz Cristiano Mendonça.


Como instrumento de melhoria e de capacitação, novas visitas estão sendo programadas em conjunto com o Departamento Comercial.


Crédito: Cristiano Mendonça, Encarregado Operacional ETE.

0 visualização