Buscar
  • Rede + Comunicação

UVS BATTRE | Realiza Simulado de Emergência

No dia 12 de setembro a BATTRE realizou um simulado de emergência em via pública.

Aproximadamente às 10h00, o motorista Jackson Monteiro saiu do Aterro Metropolitano Centro em direção à CETREL, conduzindo uma carreta transportando chorume (simulado com água e detergente) pela BA -526 sentido Salvador/Camaçari.


Jackson seguia seu trajeto normal quando foi surpreendido por um veículo de passeio que bateu na traseira da carreta. Nesse momento, o motorista da BATTRE estaciona o veículo no acostamento para verificar o sinistro. Ao visualizar a situação, o mesmo percebe que houve dano na válvula de descarga do tanque e havia vazamento de produto, percebe também que o motorista do veículo que ocasionou o acidente estava sem o cinto de segurança, apresentava escoriações no rosto, no corpo e estava desacordado. De imediato, Jackson inicia a sinalização do local, aciona a Bahia Norte (Concessionária que administra a Via) para auxílio à vítima, e a Polícia Rodoviária Estadual para os procedimentos necessários. No mesmo momento, Jackson comunica a ocorrência ao seu líder imediato Victor Messender. Esse, com posse das informações, aciona a empresa Suatrans para a emergência ambiental. O Motorista da BATTRE tenta conter o produto criando uma barreira com areia.


O Inspetor de tráfego e o Supervisor da Concessionária Bahia Norte chegam ao local, verificam a vítima e bloqueiam a pista, afim de evitar outros sinistros. Logo após, a ambulância da Concessionária chega ao local da ocorrência com a equipe de resgatistas e iniciam o procedimento de primeiros socorros na vítima. Pouco tempo depois, chega ao local a Polícia Rodoviária Estadual e a equipe da Suatrans. Com posse das informações sobre o produto químico, a Suatrans avalia o cenário, monitora a atmosfera, contém o produto e monta o equipamento para a transferência do chorume. Após as equipes finalizarem os procedimentos, a via foi liberada e a emergência foi finalizada.


O Técnico de Segurança, Tiago Curcino, falou sobre o objetivo e benefícios da ação: “o simulado é um exercício prático que imita uma situação real. Tem como objetivo principal avaliar a eficiência das ações contidas no plano de atendimento a emergências da empresa, além de treinar e capacitar as equipes de respostas para atendimento a situações reais. O simulado integrado realizado pela BATTRE, Suatrans e Concessionária Bahia Norte foi bastante proveitoso, pois exercitamos as ações, capacitamos os colaboradores e testamos o fluxo de comunicação diante a dois possíveis cenários (vazamento/derramamento e primeiros socorros). Agradecemos a todos que contribuíram para o bom andamento do simulado".


38 visualizações0 comentário