Buscar
  • Rede + Comunicação

SOTERO Ambiental | SOTERO Ambiental no Dia Mundial de Limpeza – World Clean Up Day

No sábado, dia 15 de setembro, a SOTERO Ambiental, participou com sua equipe do World Clean Up Day - Dia Mundial de Limpeza, que ocorreu na praia da Barra, em Salvador.

Em Salvador, a ação ocorre desde 2014, coletando toneladas de resíduos das praias do Porto e Farol e também do fundo do mar. Em 2018, em 5 horas, com a parceria de mais de 20 empresas e instituições e mais de 300 voluntários, entre mergulhadores e banhistas, foram coletados cerca de 630kg de resíduos.


O World Clean Up Day é um movimento global de ação social com o objetivo de fazer um alerta para o descarte inadequado dos resíduos nas cidades e principalmente o impacto desses resíduos nos mares e oceanos, ocasionando a morte principalmente de animais marinhos. Anualmente reúne, no mês de setembro, mais de 35 milhões de voluntários de mais de 130 países em uma campanha mundial que inspira e motiva pessoas e comunidades a se organizarem para limpar, restaurar e conservar o meio ambiente.


A ação contou com a participação de vários parceiros possibilitando uma onda de voluntários representantes de Empresas Privadas e Públicas, Universidades, Shoppings, Grupos de escoteiros, Organização Não Governamental, a exemplo do Projeto Tamar, entre outras, a participaram de ações educativas, além de coleta de resíduos nas praias e no fundo do mar. O evento contou ainda com a participação da Ong Limpa Brasil que paralelamente mobilizou mais 300 cidades baianas para a ação de limpeza neste dia. Segundo a mesma Salvador foi uma das cidades mais mobilizadas na execução das ações que envolveu 90% das Escolas da Rede Municipal.

Para Margareth Falcão, responsável pela Educação Ambiental da SOTERO, a Educação Ambiental tem um papel importante neste processo pois sensibiliza e proporciona conhecimento para as pessoas, favorecendo a uma mudança de hábito e comportamento, mas os números ainda são preocupantes. “Hoje são mais de 25 milhões de toneladas de resíduos descartados por ano nos oceanos, sendo que milhares de animais marinhos terminam morrendo anualmente porque confundem principalmente o plástico com alimento. Nosso planeta tem urgência, porque a cada dia espécies de grande relevância são extintas. Todos precisam fazer a diferença”




32 visualizações0 comentário