Buscar
  • Rede + Comunicação

Novas tecnologias para o tratamento de esgoto de São Gabriel

Equipe da UVS São Gabriel Saneamento busca modelo para implantação no município Durante o mês de maio uma equipe de colaboradores da São Gabriel Saneamento realizou duas visitas técnicas à Estações de Tratamento de Esgoto em Santa Catarina e em Punta Del Este, no Uruguai. O grupo de avaliadores, formado pelo gerente da empresa, Luiz Antonio Bertazzo, o Engenheiro Ambiental Nilceu Forgiarini e os Engenheiros Civis Mateus Cruz e Leonardo Silva Macedo, busca por empresas renomadas mundialmente na execução de projetos de tratamento de efluentes.

A Estação de Tratamento de Esgoto – ETE de Canasvieiras foi projetada e executada pela empresa Fast Seinco e é propriedade da CASAN, que opera os sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgotos de Santa Catarina. Neste sistema o processo de tratamento físico-químico é seguido por um filtro biológico e, posteriormente, o efluente é clarificado e passa por uma desinfecção. Esta ETE não possui sistema terciário de tratamento com desnitrificação por meio de tanque anóxico, o qual estará presente no projeto de São Gabriel.

Na ETE de Punta Del Este o grupo pode conhecer a estação da OSE Seinco, que já opera há 24 anos e apresenta um processo semelhante ao proposto no projeto da São Gabriel Saneamento. Nesta ETE ocorre um tratamento preliminar, seguido do processo físico-químico, tanque anóxico para desnitrificação, filtro biológico seguido de clarificação e desinfecção do efluente, sendo um sistema completo de tratamento. O lodo formado no processo é bem consistente e pode, facilmente, ser reaproveitado.

“Com este tipo de visita podemos ver os sistemas que estão em nosso projeto em operação. Com isso buscamos informações sobre todos os benefícios dos processos e também dos riscos, podendo assim mitiga-los antes mesmo que ocorram”, explicou o Engenheiro Ambiental Nilceu Forgiarini.

Para o Gerente da Unidade, Luiz Antonio Bertazzo, a busca por altas tecnologias trará inúmeros benefícios para São Gabriel: “Nas visitas conseguimos identificar muitas vantagens em cada um dos sistemas. Após implantarmos estas tecnologias em São Gabriel teremos uma ETE automatizada, segura, menos impactante ambientalmente e que nos proporcionará a geração de Biogás, que poderá ser reaproveitado”, finalizou. Os projetos de execução da nova Estação de Tratamento de Esgoto de São Gabriel tem previsão para iniciarem ainda em 2017.

2 visualizações