Buscar
  • Rede + Comunicação

Novas tecnologias para o tratamento de esgoto de São Gabriel

Equipe da UVS São Gabriel Saneamento busca modelo para implantação no município Durante o mês de maio uma equipe de colaboradores da São Gabriel Saneamento realizou duas visitas técnicas à Estações de Tratamento de Esgoto em Santa Catarina e em Punta Del Este, no Uruguai. O grupo de avaliadores, formado pelo gerente da empresa, Luiz Antonio Bertazzo, o Engenheiro Ambiental Nilceu Forgiarini e os Engenheiros Civis Mateus Cruz e Leonardo Silva Macedo, busca por empresas renomadas mundialmente na execução de projetos de tratamento de efluentes.

A Estação de Tratamento de Esgoto – ETE de Canasvieiras foi projetada e executada pela empresa Fast Seinco e é propriedade da CASAN, que opera os sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgotos de Santa Catarina. Neste sistema o processo de tratamento físico-químico é seguido por um filtro biológico e, posteriormente, o efluente é clarificado e passa por uma desinfecção. Esta ETE não possui sistema terciário de tratamento com desnitrificação por meio de tanque anóxico, o qual estará presente no projeto de São Gabriel.

Na ETE de Punta Del Este o grupo pode conhecer a estação da OSE Seinco, que já opera há 24 anos e apresenta um processo semelhante ao proposto no projeto da São Gabriel Saneamento. Nesta ETE ocorre um tratamento preliminar, seguido do processo físico-químico, tanque anóxico para desnitrificação, filtro biológico seguido de clarificação e desinfecção do efluente, sendo um sistema completo de tratamento. O lodo formado no processo é bem consistente e pode, facilmente, ser reaproveitado.

“Com este tipo de visita podemos ver os sistemas que estão em nosso projeto em operação. Com isso buscamos informações sobre todos os benefícios dos processos e também dos riscos, podendo assim mitiga-los antes mesmo que ocorram”, explicou o Engenheiro Ambiental Nilceu Forgiarini.

Para o Gerente da Unidade, Luiz Antonio Bertazzo, a busca por altas tecnologias trará inúmeros benefícios para São Gabriel: “Nas visitas conseguimos identificar muitas vantagens em cada um dos sistemas. Após implantarmos estas tecnologias em São Gabriel teremos uma ETE automatizada, segura, menos impactante ambientalmente e que nos proporcionará a geração de Biogás, que poderá ser reaproveitado”, finalizou. Os projetos de execução da nova Estação de Tratamento de Esgoto de São Gabriel tem previsão para iniciarem ainda em 2017.

11 visualizações1 comentário