Buscar
  • Rede + Comunicação

Gestão de Contratos de Fornecedores e sua Importância para as Empresas


A boa e eficiente gestão de contratos de fornecedores é de fundamental importância para a empresa, tendo em vista que representa uma relação jurídica entre as partes, garantindo que sejam cumpridas as obrigações contratuais pactuadas entre eles, bem como garante um bom relacionamento entre fornecedores e empresa, pois uma boa gestão de contratos trás segurança jurídica para as partes, maior controle de documentos, organização de acordos. Ademais, a empresa pode reduzir custos, diminuir riscos e tornar mais eficiente à negociação com fornecedores e clientes.


Para ter uma boa gestão de contratos é necessário que seja priorizada a organização. Como exemplo, a utilização de softwares pode ajudar no armazenamento dos contratos facilitando sua localização. Ficar atento aos prazos de encerrar ou renovar os contratos para que assim não seja prestado nenhum serviço de forma irregular, garantir que os envolvidos tenham conhecimento das cláusulas contratuais e se as mesmas estão sendo cumpridas são práticas fundamentais na gestão de contratos. Também é importante estar atento às cláusulas de rescisão para evitar que seja gerado prejuízo para a empresa.


No setor de compras a gestão de contratos tem uma finalidade estratégica para a empresa, pois facilita e alinha o controle e monitoramento das compras. Desta forma, é possível que se tenha um controle sobre todo o processo, tendo conhecimento da validade da relação entre comprador e fornecedor e a necessidade de renovação dos serviços do fornecedor ou a procura por outro.

Assim, a empresa adquire considerável segurança jurídica, além da possibilidade de tomar mais decisões estratégicas.


Crédito: Isabel Batista, Jurídico.

25 visualizações0 comentário