Buscar
  • Rede + Comunicação

CRVR | Comemoração do Dia do Gaúcho

No dia 19 de setembro, véspera do Dia do Gaúcho, todas as UVS’s da CRVR realizaram ações para comemorar a data.


Na Unidade de Victor Graeff, os colaboradores foram trabalhar à caráter, vestindo a pilcha completa do gaúcho. Em Santa Maria e Porto Alegre teve roda de chimarrão, um momento para descontrair e falar um pouco sobre a tradição do povo rio-grandense. Já em São Leopoldo foi realizada uma gincana para escolher o melhor conhecedor das gírias gauchescas, o melhor conhecedor da cultura rio-grandense e o melhor conhecedor das músicas nativistas.


Em Minas do Leão e Giruá a ação que marcou o momento foi a entrega de erva-mate, ingrediente principal de um dos maiores símbolos da tradição gaúcha: o chimarrão.

Sobre o 20 de setembro


O 20 de setembro, feriado estadual no Rio Grande do Sul, é celebrado em homenagem a Revolução Farroupilha, e conhecido também como Dia do Gaúcho.


A data consiste em uma homenagem a um dos episódios históricos mais importantes para a comunidade gaúcha: a Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, que teve início em 20 de setembro de 1835 e terminou em 1º de maio de 1845. A Revolução foi uma revolta regional contra o Governo Imperial do Brasil na qual os revoltosos queriam a separação do Império do Brasil. O período durou aproximadamente 10 anos e recebeu este nome por conta dos farrapos que seus participantes vestiam. A revolução chegou ao fim após ser feito um acordo de paz entre as partes envolvidas.


Tradicionalmente, durante o Dia do Gaúcho, são organizadas festas nos CTG’s (Centros de Tradição Gaúcha) que ressaltam os costumes típicos deste povo, como a culinária, vestimentas, danças e apresentações musicais.


82 visualizações0 comentário