Buscar
  • Rede + Comunicação

Comissão de Integridade | Pró-Ética: reconhecimento muito relevante no contexto corporativo atual


Em tempos de escândalos e mais escândalos envolvendo, principalmente, empresas de relações público-privadas é extremamente importante e necessário não só agir com ética, mas também parecer uma empresa ética para a comunidade e clientes, ou seja, mostrar que realmente possui um Programa de Integridade efetivo muito bem estruturado e orgânico dentro da instituição. Por isso, o reconhecimento como empresa Pró-Ética é cada vez mais importante para as empresas que buscam incorporar Integridade e Ética ao seu DNA. Esse é um diferencial competitivo que pode colocar a instituição em outro patamar no mercado atual.


Criado em 2010 pela Controladoria-Geral da União (CGU) em parceria com o Instituto Ethos, o Pró-Ética promove junto ao setor empresarial a adoção voluntária de medidas de integridade e de prevenção da corrupção, fomentando a criação de um ambiente corporativo mais íntegro, ético e transparente.


Para obter o reconhecimento, a empresa é submetida a um processo de avaliação rigoroso, o qual é necessário o envio de um conjunto de documentações que, posteriormente, passam pelo Comitê Gestor que é presidido pelos representantes da CGU e do Instituto Ethos, de forma alternada, por outras dez instituições.


Para entender melhor, podemos citar esse processo em 5 passos:


1º) Solicitação de acesso ao sistema;

2º) Preenchimento da análise de perfil da empresa;

3º) Preenchimento do questionário de avaliação;

4º) Envio e análise dos documentos comprobatórios;

5º) Avaliação e pontuação. Somente serão avaliadas e pontuadas as empresas que cumprirem os requisitos de admissibilidade e responderem o questionário completamente.


O Grupo Solví está totalmente empenhado o reconhecimento de empresa Pró-Ética em um futuro breve, para isso, é extremamente importante o engajamento de todos os colaboradores na participação direta ou indiretamente nesse processo.




87 visualizações