Buscar
  • Rede + Comunicação

ÁGUA POTÁVEL PARA MORADORES DA ZONA RURAL DE SÃO GABRIEL / RS

Uma parceria firmada entre a EMATER/RS e a São Gabriel Saneamento, concessionária do Grupo Solvi responsável pelo abastecimento de água e esgotamento, proporcionará a inúmeros moradores do interior de São Gabriel, no Rio Grande do Sul, a garantia de consumo de uma água de melhor qualidade.

Através de um sistema clorador desenvolvido pela EMBRAPA e montado pelos técnicos da EMATER e da São Gabriel Saneamento, os moradores das regiões rurais poderão utilizar cloro na desinfecção de suas fontes particulares de captação de água. A concessionária gabrielense também realizará análises em amostras de água captadas nestas propriedades.

Segundo Albimar Tarragô, da EMATER, a totalidade destes moradores do interior do município utiliza água de poços ou cacimbas e desconhece a qualidade do produto que é consumido por suas famílias. Com as análises e o sistema, que utiliza cloro em seu processo, eles saberão da necessidade de cloração e terão a garantia de desinfecção da água utilizada, reduzindo assim o risco de contaminação por viroses que possam causar vômitos e diarreia entre outras doenças de veiculação hídrica.

Para Etiel Pereira, Químico responsável técnico da São Gabriel Saneamento, apesar da concessionária não ser responsável pelo abastecimento nas áreas rurais, há o compromisso com a comunidade: “Sabemos de nossa importância social também como empresa e com este auxílio, junto da EMATER, visamos promover a melhoria das condições de saúde e qualidade de vida da população da zona rural de nosso município”, afirma. Ainda segundo ele, grupos de moradores das regiões rurais serão formados e convidados para conhecer a Estação de Tratamento de Água de São Gabriel, com o objetivo de conscientizá-los sobre a importância da utilização de água tratada e em boas condições para seu consumo.

0 visualização