Buscar
  • Rede + Comunicação

UVSs Essncis e Termoverde Caieiras | Realizam Voluntariado no Parque Estadual do Juquery

A 22ª edição do Programa de Voluntariado das empresas Essencis Soluções Ambientais e Termoverde Caieiras, reuniu cerca de 70 pessoas, entre voluntários das UVS’s Essencis Caieiras e Termoverde, colaboradores do Parque, parceiros como Jornal Notícia Regional e Gráfic CMKY, além da presenã de munícipes, no dia 23 de novembro de 2019.


O evento foi realizado no Parque Estadual do Juquery, uma maravilhosa unidade de conservação que preserva o último fragmento de cerrado da região metropolitana de SP, único parque que abriga dois biomas juntos, mata atlântica e cerrado.


A UVS Essencis hoje faz parte do conselho gestor do Parque Estadual do Juquery e possui uma participação importante nas ações realizadas.


O VOLUNTARIADO realizado no Parque buscou aproximar a sociedade, despertando o sentimento de pertencimento da população em relação a unidade de conservação, além do retorno positivo dos colaboradores das empresas.


De acordo com o Gestor Adriano Almeida, o parque recebia constantes reclamações por parte dos visitantes em relação a sinalização das trilhas.


O parque hoje possui mais de 40km de acervo e 5 trilhas de visitação pública, e conta a visita de mais de 10 mil pessoas ao ano, sofria com problemas e reclamações de pessoas que costumavam entrar no parque e não ter uma sinalização a não ser a trilha de motobike. De acordo com Adriano o apoio das empresas Essencis e Termoverde foi extremamente importante, pois solucionou uma necessidade e ainda implantou a sinalização com as pegadas que hoje são o padrão das unidades de conservação do órgão federal.


As trilhas foram sinalizadas com placas no padrão de ecoturismo da fundação florestal, uma madeira plástica resistente. Hoje o visitante consegue entrar no parque, localizar informações de todas as trilhas, a quilometragem, quanto tempo demora o percurso e o grau de dificuldade.


A equipe do Parque Estadual do Juquery, representada por Adriano Almeida, Raquel, Leonardo e Rodrigo, agradeceram a ação das empresas e reforçaram que foi uma ação pioneira na região metropolitana, o parque que ainda não havia recebido nenhuma doação para trabalhar a questão de educação ambiental e melhoria no atendimento aos serviços de visitação pública, hoje pode contar com atividades socioambientais garantindo mais qualidade e eficiência na oferta dos serviços para a sociedade.



11 visualizações