Durante o Encontro do "GT Com RS" contamos com a palestra de Eliane Lemos, Diretora Executiva e Fundadora do Instituto Entre Rodas.
O Instituto Entre Rodas executa, dentre suas ações, a doação de cadeiras de rodas personalizadas e sob medida para crianças de 5 a 14 anos. A Instituição realiza essas doações através de parcerias com empresas e através da coleta de lacres de latinhas. Para essa última, utiliza a hashtag #nãoémito, que fortalece o engajamento para que todos juntem os lacres (Doe lacres, faça a diferença).
Na palestra, além de apresentar seu percurso nessa área e a história do Instituto, Eliane mostrou os dados estatísticos sobre a população deficiente no país, os trabalhos que vêm sendo realizados para a inclusão dos deficientes mercado de trabalho, histórias de atletas paraolímpicos renomados e as leis para deficientes e acessibilidade das empresas.
Ao final, a palestrante convidou para que todos participassem de uma vivência da deficiência visual. Pediu para que formassem duplas e que apenas um deles colocassem tapas nos olhos, para que sentissem algumas das dificuldades que os cegos possuem no cotidiano e, dessa forma, o parceiro deveria guiá-lo pelo espaço do Ciesp. Apesar de apreensivos com a experiência, todas as duplas foram bem e conseguiram orientar bem os seus parceiros na caminhada pelo espaço, que contava com obstáculos, como escadas e plantas pelo caminho.
Aglacy, da Academia de Excelência, foi um dos conduzidos e nos contou um pouco sobre a experiência:
"Participar da dinâmica foi uma experiência interessante de percepção do ambiente e desafios de acessibilidade que ainda temos a oportunidade de aperfeiçoar nos nossos espaços físicos na empresa e também na cidade e sociedade como um todo. Senti na pele a necessidade e me solidarizo com as pessoas que buscam ser independentes mas que ainda se deparam com obstáculos físicos ou mesmos sociais."
"Receber o Instituto Entre Rodas foi uma grande oportunidade de sensibilizar sobre a importância da inclusão e ampliar a visão das pessoas sobre a deficiência. Foi a forma que encontramos de plantar, de forma responsável, a inclusão de pessoas com deficiência nas empresas do Grupo Solví", afirmou Adrian, do Instituto Solví.
Adrian ressalta que "com esse convite, pudemos contribui com a compra de 2 cadeiras de rodas adaptadas e personalizadas para beneficiar 2 crianças e melhorar significativamente sua qualidade de vida. Ampliando também o horizonte dessa criança sobre as possibilidades que a vida lhe mostra."
Conheçam mais sobre o Instituto Entre Rodas nos links abaixo:
Comentarios