Buscar
  • Rede + Comunicação

UVS SÃO GABRIEL SANEAMENTO | Participa de projeto para tratamento de água

Atualizado: 3 de Jun de 2019

Na da última quarta-feira, 29 de maio, a comunidade escolar da Escola do Campo Baltazar Teixeira da Silveira comemorou a inauguração das obras de abastecimento e tratamento de água no colégio.


A São Gabriel Saneamento, junto com demais empresas, Prefeitura Municipal, entidades e voluntários, colaboraram para implementar um sistema de abastecimento de água por, aproximadamente, 1200 metros de estrada.


A escola fica no interior de São Gabriel, na localidade chamada Cerro do Ouro, segundo a diretora da escola, professora Irene Terezinha De Castro Santos, os 51 alunos da educação infantil ao nono ano do ensino fundamental, 11 professores e os 3 funcionários, dispõem agora de água de qualidade para consumo.


A diretora conta que antes a captação de água era feita por meio de uma cacimba e a água que chegava até a escola não passava por nenhum processo de limpeza. Terezinha relata ainda que, "antes das obras, a água tinha coloração escura e que hoje ela é normal, transparente, como deve ser."


Foi por meio da união de empresas privadas, como CMPC Celulose Riograndense, São Gabriel Saneamento, junto com a Emater, CREA, Prefeitura Municipal e a Unipampa, que a realidade mudou. Em um trabalho em equipe, a água captada em um poço artesiano vai para uma caixa d’água, e depois chega na escola. Antes de chegar ao educandário, à água recebe a dosagem necessária de cloro. Sem impurezas, limpa e fresca, ela chega até as torneiras e abastece toda comunidade escolar de maneira correta.


Emocionados, todos envolvidos com o projeto, brindaram com água potável. Em clima de festa, o dia foi cheio de atrações, com almoço, apresentações dos alunos, teatro e vendas de quitutes produzidos pelas famílias da comunidade.



11 visualizações