Buscar
  • Rede + Comunicação

UVS Revita Salvador não descansa em PAZ

O Programa de Acidente Zero (PAZ) está a todo vapor na Revita Salvador. Diversas ações de sensibilização e multiplicação do programa estão acontecendo desde julho.   No dia 03 de outubro, a equipe do SESMT efetuou capacitação de membros multiplicadores da Campanha - eles receberam Camisa Amarela do Time da PAZ e já estão disseminando o Programa nas mais diversas camadas da UVS.

O tema do programa é o “quase acidente”: uma ocorrência imprevista que não resultou em ferimentos, doença ou dano – mas tinha o potencial para fazê-lo. Ou seja, o quase acidente é um incidente que não lesionou ninguém. Mas o assunto não pode parar por aí, pelo contrário, é a partir de um quase acidente que muitos acidentes “reais” podem ser evitados. O quase, nesse caso, tem que ser considerado como um alerta! Para isso, todo quase acidente deve ser reportado, analisado e tratado.  

Por exemplo, se uma ferramenta pesada despenca de uma prateleira e quase acerta a cabeça de um funcionário; ou alguém tropeça em um azulejo quebrado no banheiro, mas não chega a cair. Essas ocorrências devem ser analisadas e corrigidas a fim de evitar que aconteçam de novo, talvez machucando alguém.  

Para cada 600 quase acidentes, estatisticamente ocorre um acidente por lesão grave incapacitante ou morte, por tanto é imprescindível a participação ativa de todos, pois são vocês (funcionários) que vivem o dia a dia da empresa.   Por tudo isso, é importante estabelecer o programa onde trabalhadores e liderança troquem informações sobre incidentes que acontecem praticamente todos os dias nas empresas.


1 visualização0 comentário