Buscar
  • Rede + Comunicação

UVS Guamá | Abordar gestão de resíduos em Seminário

Meio ambiente, sustentabilidade, economia solidária e resíduos sólidos são os temas em debate no II Seminário Sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade na Região Metropolitana de Belém, que acontece no dia 18 de outubro, das 8h às 18h, no Instituto de Ciência da Educação (ICED) da Universidade Federal do Pará (UFPA).


O Seminário busca desenvolver canais de comunicação entre os diversos órgãos que estão envolvidos na questão dos resíduos sólidos e viabiliza a divulgação de experiências sustentáveis desenvolvidas em Belém. Para isso, conta com a participação de docentes, técnicos-administrativos e discentes da UFPA e da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), representantes de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, de escolas de Belém, de associações cooperativas de catadores de materiais recicláveis e gestores da Unidade de Valorização Sustentável (UVS) Guamá Tratamento de Resíduos, que conduz a gestão do Aterro Sanitário, que recebe e trata os resíduos sólidos de Ananindeua, Belém e Marituba, na Região Metropolitana de Belém (RMB).


Debater a importância do meio ambiente e da sustentabilidade nos dias atuais é uma tentativa de resgatar a consciência do homem em relação à natureza e seus limites, segundo Vanusa Carla Pereira Santos, coordenadora do evento. “A preocupação com o meio ambiente veio da necessidade de reorganizar os processos produtivos que foram feitos de forma desordenada em relação a questões da natureza e isto levou a diversos problemas ambientais ao planeta, como o buraco na camada de ozônio, os desmatamentos, a poluição dos rios, do ar, comprometendo nossa qualidade de vida”, explica Vanusa Santos

.

Programação - O Seminário terá início com uma mesa de abertura que será seguida por uma palestra de Myrna Gouveia dos Santos, do Ministério Público Federal, sob o tema “Políticas Públicas sobre Meio Ambiente e Resíduos Sólidos”. Logo após haverá a explanação sobre “Responsabilidade Socioambiental na Região Metropolitana de Belém” e a apresentação das cooperativas da região.


À tarde haverá apresentação dos Resultados de Estudos e Pesquisas, por meio de banners e debate e apresentações com o tema “Resíduos Sólidos e Responsabilidade Social”. “Na atualidade, não temos como ignorar as questões ambientais, e é importante tratar com objetividade estes problemas, procurando soluções simples e locais que levem à sustentabilidade do nosso meio ambiente. É importante conservar o que temos para que no futuro as próximas gerações tenham qualidade de vida. Chegamos num ponto que precisamos ser responsáveis por nossas atitudes, pois as mesmas afetam diretamente nosso ecossistema e a nossa qualidade de vida”, declara Vanusa Santos.


Bruno Caldas, gerente da unidade UVS Guamá; e Ana Rita Lopes, gestora de comunicação e responsabilidade social da UVS Guamá, vão palestrar sobre a atuação da empresa para a gestão eficiente dos resíduos da RMB e sobre a parceria com a associação de catadores de Marituba com o propósito de valorizar a gestão de resíduos recicláveis.


Os gestores também vão falar sobre os projetos sociais desenvolvidos pela Guamá Tratamento de Resíduos em Marituba. Segundo Ana Rita Lopes, as temáticas da reciclagem e da gestão eficiente dos resíduos sólidos são desafios muito relevantes para o futuro das cidades e precisam ser debatidos em diversos espaços públicos como universidades. “O tema da sustentabilidade está sendo muito abordado nas universidades e temos uma contribuição real a respeito das tecnologias aplicáveis na prática em aterro sanitário. Há muito o que se esclarecer para a sociedade e acreditamos que a educação contribuirá nesse processo.”


Publicação - O lançamento da “Cartilha sobre Resíduos Sólidos e os Catadores: GEMAS” encerrará a programação do evento. Criado em 2015, o Grupo de Pesquisa em Meio Ambiente e Sustentabilidade, da Faculdade de Ciências Econômicas (FACECON) da UFPA, é resultado dos projetos de pesquisa e extensão sobre as temáticas meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento, que foram conduzidos pela professora Vanusa Carla Pereira Santos, da Faculdade de Ciências Econômicas, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UFPA.


Os projetos visam trazer alternativas de empregos e renda para os membros de cooperativas de recicláveis da cidade. Por isso, o objetivo geral do GEMAS é discutir as questões relacionadas com o meio ambiente, sustentabilidade, economia solidária e os resíduos sólidos em Belém e região metropolitana na busca de alternativas para a geração de emprego e renda para os membros de cooperativas de materiais recicláveis.


Texto:


Solange Campos - Temple comunicação


29 visualizações0 comentário