Buscar
  • Rede + Comunicação

UVS Essencis Curitiba | Implantação Torre de Stripping - ETE

Em fevereiro de 2020, foram implantadas na UVS Essencis Curitiba as torres de Stripping, com o objetivo de aumentar a eficiência de remoção do nitrogênio amoniacal no processo de tratamento dos efluentes.

O processo Stripping ou Air Stripping, se baseia na remoção do nitrogênio amoniacal por arraste com ar em torres de Stripping.

O nitrogênio amoniacal é um poluente tóxico encontrado principalmente no percolado dos aterros, sendo desta maneira, necessário empregar tecnologia para tratamento e remoção desta substância durante o tratamento dos efluentes anteriormente ao lançamento no corpo hídrico.

Este tipo de tratamento é um processo físico que consiste na troca de massa entre liquido e gás. O efluente contaminado entra por cima da torre e o ar é injetado por baixo, ocorrendo a troca de massa em contracorrente, onde em ph alcalino ocorre a conversão, extração e arraste da amônia contida no efluente para a atmosfera.

Atualmente encontramos melhores resultados no tratamento deste poluente, que quando somadas todas as etapas da Estação de Tratamento, apresenta uma eficiência de aproximadamente 95% de remoção.



51 visualizações0 comentário