Buscar
  • Rede + Comunicação

UVS Essencis Caieiras é reconhecida pelo Governo do Estado de SP por ação de Compensação Ambiental

O governador Geraldo Alckmin apresentou no dia 08 de fevereiro, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, o balanço das principais realizações do Programa Nascentes do ano de 2017 quanto à compensação e restauração ambiental.

Foto: Governador do Estado de SP Geraldo Alckmin

Mais de 140 parceiros, entre financiadores, restauradores e proprietários que desenvolveram ações dentro do Programa Nascentes, receberam o certificado de participação. Também foram apresentados o plano de ação e as metas do Programa para o ano de 2018.

Foto: Programa Nascentes - Sala dos Pratos no Palácio dos Bandeirantes

O Programa Nascentes é a maior iniciativa de restauração ecológica do Governo do Estado de São Paulo. Já são 7.667 ha em processo de restauração (ou 10 mil campos de futebol), correspondendo a mais de 12 milhões de mudas plantadas desde o início do Programa, em 2014. O programa une devedores de TCRA (Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental), restauradores e proprietários, e conta com equipe própria, que avalia e acompanha os projetos desde seu esboço executivo, otimizando e direcionando investimentos públicos e privados para proteção e recuperação de matas ciliares, nascentes e olhos-d’água, aliando a conservação da biodiversidade à segurança hídrica.

A UVS Essencis Caieiras vem desenvolvendo projetos dentro do Programa Nascentes desde 2016 quando, diante da necessidade de firmar um novo TCRA para implantação das Fases 7 e 8 do Aterro Classe II, foi proativa e demonstrou à CETESB o interesse em compensar a supressão dentro do programa lançado pelo Estado de SP, firmando assim o primeiro contrato em parceria com a empresa Iniciativa Verde para a recuperação de 36,05 hectares do Projeto Cajati I, dentro do Parque Estadual do Rio Turvo. Esse projeto contemplou o plantio de aproximadamente 36.000 árvores equivalentes e foi um dos projetos destacados pelo Secretário de Meio Ambiente em sua apresentação no evento.Após o sucesso do primeiro projeto, a UVS Caieiras foi pioneira mais uma vez, propondo à CETESB a unificação dos TCRAs anteriores, em um novo projeto de compensação dentro do Programa Nascentes, nesse projeto foram plantadas cerca de 41.000 árvores equivalentes em uma área de 93,5 hectares dentro dos projetos Cajati I, Barra do Turvo I e Joanópolis. No ano de 2017 novos projetos foram realizados totalizando cerca de 20 hectares recuperados na área de Piracicaba.


Foto: Ana Carolina Luongo – Analista de Responsabilidade Social e Comunicação, Débora Zonzini – Coordenadora de QSMA e Ellen Laureno – Analista de QSMA.

“A participação da Essencis no Programa Nascentes é uma grande realização e um grande orgulho para nós. Desde o primeiro projeto em 2016 fomos pioneiros e firmamos esse compromisso junto à CETESB para um projeto de compensação que trariam benefícios maiores diante da crise hídrica que o estado estava enfrentando. Até hoje nossos projetos totalizam cerca de 138 hectares de áreas recuperadas e cerca de 66.000 árvores equivalente plantadas, o que com certeza contribuiu para o alcance das metas do programa e os resultados obtidos” Afirmou Débora Zonzini.

5 visualizações0 comentário