Buscar
  • Rede + Comunicação

UVS Essencis Betim | UVE Treinamento auditor interno ISO 45001

Nos dias 28 e 29 de novembro foi realizado na UVS Essencis Betim o treinamento de auditores internos da ISO 45001:2018. A norma trata de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO) e traz como foco a melhoria do desempenho da empresa nesta área. Ela foi desenvolvida baseando-se em dados coletados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a qual estimou-se que 2,3 milhões de pessoas morrem anualmente de doenças e acidentes de trabalho. Segundo a própria norma, uma organização é responsável pela saúde e segurança ocupacional dos trabalhadores e outros que podem ser afetados por suas atividades. Esta responsabilidade inclui promover e proteger sua saúde física e mental.


Por se tratar de um sistema internacional criado pela ISO (International Organization for Standardization) – que é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça, com o propósito de desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo – é uma ferramenta que pode ser adotada por qualquer empresa, de qualquer porte e por isso é a norma mais conhecida e adotada em todo o mundo pelas empresas de sucesso. Trata-se, então, de uma importante ação para aumentar a produtividade do negócio a partir de investimento para o bem-estar e segurança dos colaboradores.


Durante o treinamento foram discutidos vários exemplos buscando trazer os requisitos normativos para a realidade dos auditores internos. Como a ISO 45001 busca um maior envolvimento da alta direção, foram realizados, durante o treinamento, uma auditoria interna com a alta direção, avaliando assim os requisitos pertinentes. Essa ação proporcionou uma melhor fixação do conteúdo.


Uma vantagem é que a estrutura da ISO 45001:2018 obedece ao mesmo padrão da ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015, inclusive a terminologia, cujo processo já é implementado, auditado e certificado na Essencis MG, o que facilitará o processo de implementação.


26 visualizações0 comentário