A CRVR, Biotérmica e Biogás Riograndense estarão unidas no período de agosto a dezembro de 2018, em ações voltadas ao aumento da maturidade da cultura de segurança nas Unidades de Valorização Sustentável, através da Campanha de Segurança. O principal objetivo é evoluir de um possível estágio reativo, para um interdependente, em que os colaboradores se sintam donos da segurança, assumam a responsabilidade sobre si e para seus colegas, de modo que o ambiente de trabalho seguro seja construído por todos e para todos. Com o slogan “Adote um Colega”, a campanha propõe uma ação em dupla, incentivando o engajamento dos colaboradores com atividades que proporcionarão maior sensibilização sobre os temas, assim como melhorias do ambiente de trabalho nas UVS’s.
Temas da Campanha
Os temas que serão abordados são referentes as principais situações levantadas na matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência) das Auditorias do Projeto Segurança Operacional da Solví, realizadas em junho de 2018 nas UVS’s de Santa Maria e Minas do Leão, e que foram replicadas para as demais unidades. O principal objetivo destas auditorias é levantar riscos operacionais, que possibilitem avaliação, reconhecimento, controle e antecipação de ações para coibir os riscos.Durante a campanha serão abordados dois temas, sendo o primeiro voltado para a segurança na frente de trabalho durante a descarga dos caminhões.. Com foco na sensibilização dos colaboradores quanto ao reconhecimento dos riscos da atividade, e prevenção de acidentes ou quase acidentes. O segundo tema é focado em questões relacionadas ao respeito e ao cumprimento de regras de tráfego de veículos nas UVS’s, como utilização de cinto de segurança, tráfego com faróis acessos, sinalização de movimentos quando trafegando, entre outros. Assim, os colaboradores receberão treinamentos específicos, e receberão incentivos para expor suas ideias, debater situações, tirar dúvidas motivados pela campanha.
Para o gerente de sustentabilidade, Rafael Salamoni, estas ações fortalecem a preocupação da empresa com seus colaboradores, assim como a preocupação entre os mesmos, com responsabilidade mútua sobre a segurança. Para ele os temas que serão abordados na campanha são de grande relevância e devem ser multiplicados para além dos “portões” das das empresas, como na melhoria da educação do trânsito. “A movimentação de caminhões e a descarga de resíduos sólidos urbanos em nossas unidades são as principais atividades desenvolvidas, e sempre carecem de muita atenção pois trazem consigo riscos a integridade dos nossos colaboradores. Precisamos instigar que os colaboradores também percebam potenciais riscos e contribuam com a melhoria do ambiente do trabalho, pensando na sua integridade e dos seus colegas também, o que motivou o slogan da campanha”, afirmou.
O gerente acredita que deste modo, além de estimular a mudança de postura de colaboradores no que condiz aos temas, a campanha incentivará ações em diferentes áreas. “Essa oportunidade, possibilitará desenvolver ações divididas em quatro pilares, relacionados à divulgação da campanha, atividades de segurança, saúde e meio ambiente”.
Premiação
Como reconhecimento, a dupla destaque de cada UVS será premiada com um jantar em um restaurante local, compartilhado com os seus familiares. Além disso, para a UVS com maior pontuação será concedido um prêmio “UVS Destaque Segurança Operacional”.
Ao final, esta campanha será o passo inicial para implantação de um processo contínuo e crescente no amadurecimento da cultura de segurança dentro da CRVR, Biogás Riograndense e Biotérmica.
Comments