Buscar
  • Rede + Comunicação

Uirapuru Mirim | UVS Inova | Aula inaugural com padrinhos culturais

Aconteceu na última quinta-feira (24), a primeira aula do projeto social de arte e educação Uirapuru Mirim – que conta com o apoio da Inova – com as crianças e jovens da comunidade do Jardim Elisa Maria – um subdistrito de Brasilândia, zona norte da cidade São Paulo.

Nesse primeiro contato as crianças conheceram os padrinhos culturais do projeto, o ator Beto Sargentelli e a atriz Eline Porto.

No início da atividade, em uma roda formada por Beto e Eline, as crianças se apresentaram e revelaram alguns sonhos. Entre futuras bailarinas, jogadores de futebol, professoras, destacou-se Estér, 12 anos, que revelou ter como sonho uma única coisa: ser feliz.

Após as apresentações, os professores e crianças realizaram juntos algumas atividades que exercitaram a concentração, a criatividade e o trabalho em grupo.

A aula foi muito bem recebida pelas crianças, até mesmo as mais tímidas, que aos poucos se soltaram e se encantaram com a linguagem teatral que foi apresentada de uma forma divertida, porém, com muita disciplina.

Esse encontro entre os padrinhos e seus “afilhados” teve duração de 3 horas, com um pequeno intervalo de 20 minutos para um lanche que as crianças receberam do projeto. Por fim, as mais de 20 crianças presentes receberam muito bem esse início do Uirapuru e se mostraram empolgadas com as demais oficinas que estão por vir, assim como a peça teatral que, no final do projeto, reunirá todos os aprendizados em uma apresentação.


Sobre o Projeto:


O Projeto é realizado em parceria com o Instituto Solví e Associação Irmãs Auxiliadoras Déias do Brasil. A INOVA escolheu implantar no bairro Jardim Elisa Maria.


O pássaro Uirapuru, conhecido como cantor das florestas e mencionado em diversas lendas amazônicas e canções, é o enredo de todo o projeto. O objetivo é preparar crianças e adolescentes para recontar a sua história, por meio de oficinas culturais que terão como foco: a literatura, a música, o canto, a dança, as artes cênicas e as artes plásticas.


No final do projeto haverá a apresentação de uma peça teatral com todas as crianças participantes

27 visualizações0 comentário