Buscar
  • Rede + Comunicação

UVS INOVA | LANÇA PROGRAMA VILA LIMPA – BOM RETIRO

É com muito orgulho que a INOVA traz o projeto Vila Limpa para a região do Bom Retiro. Agora a dinâmica é diferente, pois trata-se do centro de São Paulo.


O objetivo do Projeto Vila Limpa – Bom Retiro é realizar ações integradas entre a população, a INOVA e o poder público, no intuito de construir uma consciência ambiental e inibir o descarte incorreto de resíduos.


Algumas ações:


• Sensibilizar e mobilizar moradores, comerciantes, carroceiros, catadores, entre outros, quanto ao descarte correto dos resíduos;


· Dar oportunidade para que os participantes se reconheçam como agentes de transformações, por meio do trabalho de informações, sensibilização e conscientização;

· Propor parcerias com algumas associações e lideranças locais para apoiar na execução do programa;

· Fomentar a proposta de manejo dos resíduos tendo como referência os “5 R’s” (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar).


Também faz parte do programa a instalação de contêineres para acondicionamento dos sacos de lixo coletados na varrição. Essa ação melhora o visual, evitando que os sacos fiquem expostos, sejam rasgados e os resíduos sejam espalhados.


As atividades foram iniciadas no dia 20 de agosto de 2018. Pelo menos 12 pontos viciados foram identificados e o Programa foi apresentado ao Prefeito Bruno Covas, no último dia 28 de setembro.


“Esse momento inicial foi crucial para estabelecer parcerias, identificar as lideranças, reconhecer o território e compartilhar as ações bem sucedidas em outros locais, engajando a todos para que transformem o cenário local”, reforçou o Diretor Reginaldo Bezerra.


Sobre o Bom Retiro:

O Bom Retiro é um bairro localizado no centro de São Paulo, conhecido pelo comércio de confecção de roupas.


O local tem uma concentração de população em situação de rua, oriundos de vários lugares e aglomerados na Cracolândia e adjacências, há também uma grande demanda de lixo doméstico e tecido.


Confira algumas fotos:



50 visualizações0 comentário