Buscar
  • Rede + Comunicação

Sotero Ambiental | Ponta pé inicial do Projeto "A Onda Agora é Preservar"

A equipe de Educação Ambiental da Sotero Ambiental realizou, em parceria com a Limpurb, a primeira ação do Projeto “A Onda é Preservar” em 2020, na praia da Barra. A atividade ocorre em consequência do descarte inadequado dos resíduos sólidos pelos banhistas e comerciantes nas praias de Salvador.


O Projeto “A Onda é Preservar” tem por objetivo sensibilizar usuários das praias (comerciantes, ambulantes, banhistas, moradores local e turistas) para o descarte correto e seguro dos resíduos, bem como orientá-los para os riscos do descarte inadequado à saúde humana e para os animais marinhos, promovendo ainda condições para que estes possam atuar como agentes multiplicadores.


A escolha pela praia da Barra não foi por acaso. A praia mais democrática de Salvador, onde todas as nacionalidades, classes, cores e sabores se misturam, com um dos pôr de Sol mais bonitos da cidade, esse é um dos pontos mais frequentados por banhistas locais e turistas. Sendo o ponto ideal para o início do calendário 2020 do projeto.


A ação teve duração de 5 horas, iniciando às 09h00 e encerrando às 14h00, percorrendo um trecho de 1.35km intercalando faixa de areia e calçadão, sendo o ponto inicial o Porto da Barra e final após o Farol da Barra.


A atividade se dividiu em 5 frentes de trabalho a fim de atender o maior público possível: A primeira parte da equipe abordou os banhistas, sensibilizando-os sobre o descarte adequado e distribuindo sacolas biodegradáveis; A segunda, abordou os motoristas orientando-os e distribuindo as sacolas lixocar; A terceira equipe orientou os transeuntes e visitantes do Stand Espaço Sustentabilidade, explicando sobre os riscos do descarte adequado dos resíduos na praia, especialmente, dos materiais perfurocortantes; A quarta equipe abordou os comerciantes, sensibilizando-os sobre o descarte adequado dos resíduos e distribuindo sacolas para acondicionamento dos resíduos; E a quinta equipe, também no Stand Espaço Sustentabilidade, realizou brincadeira lúdicas e educativas com as crianças que frequentaram como a Pescaria do Lixo, e bolinhas de sabão.


Durante o diálogo, os banhistas e comerciantes abordados elogiaram e apoiaram a ação educativa, e alguns deles informaram que já levam sacolas para dispor os seus resíduos quando visitam a praia. O evento de abertura contou com a participação de veículos de comunicação como jornais e redes de televisão como TV Aratu e Band News. Observou-se que alguns comerciantes se preocupavam em realizar a limpeza da área e descartar os resíduos após o encerramento de suas atividades.


A ação se estende por todo o verão Soteropolitano, já tendo 14 ações programadas para os próximos 30 dias.


35 visualizações0 comentário