Buscar
  • Rede + Comunicação

Segurança e PAZ a BATTRE e Termoverde faz!

O maior bem que alguém pode manter é a vida e a saúde. A UVS BATTRE compartilha esta idéia e está disseminando este conceito na mente e coração dos seus colaboradores.  


No segundo semestre de 2017 iniciou-se a campanha de segurança PAZ – Programa Acidente Zero, com foco na correção de desvios que podem levar a acidentes.

A campanha é composta de dois desafios: Reporte de quase acidentes e criação de uma paródia musical com o tema Acidente Zero. Ao ser incumbida da tarefa de organizar a tarefa, o Sesmt da BATTRE se empenhou com entusiasmo na organização e planejamento para execução da campanha.  

A campanha foi lançada no dia 07/08/2017, nas UVSs BATTRE e Termoverde, onde se explicou a todo publico alvo (todos os colaboradores) quais os desafios, como seriam organizadas as equipes, a metodologia de reportes de quase acidentes e os critérios de pontuação,  havendo uma boa aceitação e participação por parte dos colaboradores.  

Desde o início da campanha já foram registrado mais que 25 quase acidentes (17 BATTRE e 8 ACA) sendo que 14 já foram solucionados e 11 estão em processo de finalização.

Um momento marcante foi a apresentação (ao vivo) das paródias musicais pelas equipes. Foi um momento muito animado e descontraído, onde o publico presente pode votar a equipe que segundo seu critério compôs a melhor paródia.


As letras relacionados ao tema Acidente Zero, numa musica já conhecida fez com que os funcionários internalizassem o conceito de segurança, que irão levar por toda a vida.

Observa-se na conduta dos colaboradores uma maior conscientização nos quesitos Segurança do Trabalho, onde um cobra ao outro que venham a seguir os procedimentos de segurança.

Nota-se um maior comprometido por parte da liderança em cumprir e exigir o comprimento das normas de segurança. Nas auditórias comportamentais, foi possível notar a redução de desvios, principalmente os relacionados a falta de uso de EPI.   Embora boa tarde do planejado já tenha sido cumprido, ainda faltam muito para ser realizado. O que se espera é que a campanha reforce nos colaboradores a necessidade e o hábito de reportar o quanto antes situações de quase acidentes, impedindo que este se materialize e prejudique a saúde e a qualidade de vida dos colaboradores.



0 visualização