Buscar
  • Rede + Comunicação

Regional Bahia | Treinamento Dupont Agosto

Diagnosticar algum risco de acidente é fundamental, pois, não existe acidente que não possa ser evitado.


Dando continuidade com a sua consultoria, no período de 20 a 21/08, a Dupont realizou a primeira etapa de treinamentos de segurança com as UVS´s da Regional Bahia. O evento contou com a participação do Superintendente da Sotero Ambiental, Marcelo Azevedo e o Gerente de Aterros e Termoelétrica da Regional Bahia, Bruno Tyaki. Participaram 30 colaboradores de diferentes UVS´s da Regional.

No primeiro dia foi abordado sobre a ferramenta de Segurança para Planejamento e Avaliação de Riscos de tarefas não rotineiras (AST), ou que apresentem históricos e/ou potenciais de acidentes. O palestrante Waldemiro Fernandes destacou que “o sucesso da AST depende do conhecimento e comprometimento das pessoas envolvidas no processo, e que esse procedimento tem como prioridade garantir a segurança dos colaboradores e a integridade das instalações, processos e do meio ambiente”.

No segundo dia, foi abordado a Verificação de Conformidade de Procedimento (VCP), cuja ferramenta é usada para avaliar a disciplina do trabalho operacional, tendo como principal objetivo verificar se o procedimento atende aos requisitos mínimos do sistema de excelência operacional, e se os colaboradores seguem o processo pré-estabelecido quando desenvolve a atividade.

Para a Roseli Conceição - Coordenadora de QSSMA dos Aterros e Termoelétrica “esses treinamentos trouxeram conhecimento para os líderes imediatos, os quais puderam nas atividades práticas, vivenciar a importância de todos terem um olhar mais criterioso sobre as questões de segurança. Foram momentos únicos, de integração, percepções diferentes sobre um mesmo ponto, troca de experiências e o aprendizado que foi relevante para todos os presentes. Essa vivência presencial e prática despertou o sentimento de pertencimento nos participantes, e a certeza de que todos os acidentes podem e devem ser evitados, e que para isso precisamos ter o foco em OPERAR COM PRODUTIVIDADE E SEGURANÇA, e que deve ser de responsabilidade de todos”.


42 visualizações0 comentário