Buscar
  • Rede + Comunicação

INOVA PROMOVE VISITA CULTURAL

A INOVA e o Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza Urbana de São Paulo - Siemaco firmaram parceria com Casas de Cultura e Museus localizados em São Paulo, com o objetivo de prover o acesso à cultura aos seus colaboradores. Na última sexta-feira (24/11), os colaboradores da INOVA com deficiência (PCD) foram convidados a participarem da oficina “Uma História, nossa História”, realizada na Casa das Rosas localizada na Avenida Paulista. Os convidados puderam apreciar a arquitetura e conhecer o espaço cultural, e ainda, compartilharam suas experiências e historias de vidas, por meio de diversas atividades como pintura e colagem. Alguns dos colaboradores que conheceram a Casa das Rosas, por muitas vezes passaram em frente e admiravam as belas rosas do jardim que a enfeitam, e nunca imaginaram um dia desfrutar de uma tarde no espaço cultural.  Durante a visita, foram muitas as surpresas, o local chamou a atenção pela beleza, exuberância e pelas inúmeras expressões artísticas encontradas em um único lugar. Aos poucos, os onze colaboradores deixaram a timidez de lado e, conduzidos pelas educadoras Amanda e Lucimara, contaram as suas histórias e ao final criaram uma tela coletiva. Os visitantes descobriram que a capital paulista oferece muitas oportunidades de aprendizado em espaços de cultura e lazer, com acesso gratuito.

Sobre a Casa das Rosas:

Para saber como a elite paulistana vivia nos tempos áurea dos barões de café, vale a pena visitar a Casa das Rosas. Projetada pelo arquiteto Ramos de Azevedo nos final dos anos 1930, para morar com a sua família, o casarão foi ocupado por três gerações (pela filha Lúcia e depois pelo neto Ernesto), até ser tombada em 1985 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico - Condephat.

São quatro andares de construção, incluindo porão e sótão, mas apenas o térreo e o sobrado estão abertos ao público. São mais  de 30 pontos construídos, que abriga o acervo (biblioteca) doado pelo escritor Haroldo de Campos. O jardim com rosas espetaculares é herança do jardineiro Toninho, testemunha viva da história dos tempos dos casarões da Paulista,  hoje aposentado, com 90 anos.

Visite a Casa das Rosas. Entrada gratuita! Saiba mais: http://www.casadasrosas.org.br/institucional/

Confira algumas fotos: 







0 visualização0 comentário