Buscar
  • Rede + Comunicação

Essencis MG |Gerencia da Fábrica da Brennand Cimentos faz Visita a Essencis MG

Dando continuidade ao benchmarking entre a fábrica da Brennand cimentos e a Essencis MG, desta vez a equipe da Brennand que realizou uma visita à UVS Essencis Betim.


Eduardo Nassif, gerente geral da fábrica juntamente com sua equipe técnica visitaram a UVS com o objetivo de conhecer as instalações, entender o processo, avaliar novas oportunidades de resíduos e estreitar os canais logísticos entre as duas empresas.


Uma grande oportunidade já identificada e reforçada por eles é o potencial de aproveitamento de borras e de matéria prima.


Eduardo Nassif frisou que o forno tem potencial de receber um volume muito grande de borras com poder calorífico sem que isso impacte na queima de blend. Esta oportunidade faria com que os canais de destinação da Essencis na Brennand ficassem ainda maiores.


Da mesma forma a Brennand dispõe da possibilidade de aproveitar resíduos sem poder calorífico e com determinados teores de metais, tais como areia de fundição, como matéria prima para produção de cimento. Este aproveitamento faria com que resíduos destinados à Essencis entrassem numa terceira estação de aproveitamento na Brennand.


Estas oportunidades vão de encontro ao que a UVS Essencis Betim busca, tanto como oportunidade de aproveitamento de resíduos como combustível bem como o aproveitamento de outros resíduos como matéria prima.


Os impactos para a UVS são muito positivos pois, resíduos que tem essas características, mas que atualmente são destinados para aterros, podem fazer a migração para o Coprocessamento. Assim se prolongará a vida útil dos aterros, irá gerar um menor passivo ambiental, haverá o aproveitamento de resíduos como combustível e/ou matéria prima e os recursos naturais serão preservados.




Crédito: Thiago Pereira, Supervisor Operacional da UVS Essencis Betim.

17 visualizações