O Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), está desenvolvendo o Projeto BRA/14/G72 - Gerenciamento e Destinação Final de Resíduos de Substâncias Destruidoras da Camada de Ozônio, em âmbito nacional.
O projeto é financiado pelo Fundo Multilateral para a Implementação do Protocolo de Montreal (FML), e prevê a criação de capacidades nacionais para a destinação final / destruição de substâncias halogenadas obsoletas e nocivas à camada de ozônio.
Após a análise dos 7 incineradores existentes no Brasil, a Essencis foi a qualificada para a realização do projeto, assegurou o Relatório de Conclusão PNUD: “ESSENCIS SOLUÇÕES AMBIENTAIS LTDA. foi considerada apta a receber os investimentos previstos no âmbito do Projeto BRA/14/G72, de modo a adequar suas instalações de tratamento térmico para a destruição de SDOs, foco principal do referido projeto; ”
São previstos investimentos na ordem de US$1,5 milhão, na adequação do incinerador, para a destruição de 100 toneladas de SDOs, que é a última etapa prevista no “Resultado 2” do projeto.
Representantes do projeto visitaram em maio a Essencis UVS Taboão da Serra, local do incinerador, para avaliar as necessidades de adequações, os custos envolvidos e prazos.
A adequação prevê: uma linha para alimentação de substâncias gasosas, teste de queima, licenciamento ambiental e a incineração das SDOs, de acordo com o Protocolo de Montreal.
Durante a visita foi discutido o cronograma de trabalho, além de fotografias da unidade para elaboração de material institucional do projeto.
As substâncias a serem incineradas consistem basicamente de: CFCs (Clorofluorcarbonos), HCFCs (Hidroclofluorcarbonos), entre outras, com alto potencial de aquecimento global.
Ainda não há data prevista para o início do projeto, isso dependerá de testes prévios de queima para validar a eficiência de destruição do CFC.
Foto: Participantes da visita (da esquerda para a direita) Renato Enrique – Supervisor Operacional Essencis (23 anos de incinerador) Reinaldo Spitzner – Consultor Técnico PROCIND Alcides Gabriel – Supervisor Operacional Essencis (18 anos de incinerador) Ana Paula Leal – Gerente de Projetos PNUD Juliana Lopes – Representante do IBAMA Gabriela Lira – Analista Ambiental MMA Luciano Oliveira – Gerente de Risco e Sustentabilidade SSI Raquel Martins Rocha – Assessora Técnica PNUD Débora Mary – Consultora Técnica Incinerador Tiago Zenero – Fotógrafo PNUD
Comentários