Buscar
  • Rede + Comunicação

Escolas do Interior recebem programação da Semana Interamericana da Água


A programação foi dividida entre palestras e teatro, oferecidos pela São Gabriel Saneamento. Na palestra o público recebe informações sobre qualidade de água, obtém dicas para garantir a potabilidade da água captada de poços, cacimbas e até da chuva e também recebe orientações de como montar e utilizar um clorador em suas residências. O equipamento desenvolvido pela SGS e EMATER está sendo difundido no interior do município e garantindo a qualidade da água para consumo nos pontos onde é instalado.

Para Luciana Dall’Onder, responsável pela área de Comunicação e Responsabilidade Social da São Gabriel Saneamento, estas parcerias são sempre bem vindas: “Apesar da empresa ser responsável pelo abastecimento somente na zona urbana, nos preocupamos com a qualidade da água que está sendo consumida pelas populações da zona rural do município, pois isso tem impacto direto na saúde pública de toda a cidade. Estas parcerias sempre trazem um benefício para todos”, diz ela, satisfeita.

Amostras de água também estão sendo coletadas em todas as Escolas visitadas. O Engenheiro Ambiental da São Gabriel Saneamento, Nilceu Junior Forgiarini, responsável pelas análises, emitirá um relatório com os resultados: “Estamos fazendo as coletas com o objetivo de obter informações sobre a qualidade da água usada nestas escolas do interior. Posterior às análises, emitiremos um relatório que será passado para a EMATER e também ao Coordenador das Escolas do Campo, para que possam avaliar se é necessário adotar alguma medida para melhorar a água que é consumida pelas crianças nestes locais”, explica.

Já nas escolas que recebem a peça teatral Em Busca do Bom Senso, apresentada pela Associação Cultural dos Pampas, as crianças aprendem de forma divertida a cuidar do meio ambiente e recebem dicas sobre o uso consciente da água, resíduos e saúde. O Coordenador das Escolas do Campo, Eduardo Pastorio, que acompanha todas as ações desenvolvidas, está animado com o resultado apresentado até o momento: “As escolas do campo ficam entre 30 e 76 quilômetros da cidade e por isto nem sempre recebem as atividades que acontecem nas escolas da cidade. A possibilidade de levar instrumentos pedagógicos, como essa peça teatral, que agrega o lúdico, o conhecimento e entretenimento, para os alunos do campo, contribui significativamente na formação deles”, afirma.

Desde o começo da Programação já foram desenvolvidas atividades nas Escolas Maria Manoela (Azevedo Sodré), Mascarenhas de Moraes (Faxinal) e Baltazar Teixeira da Silva (Cerro do Ouro) e até o dia 10 de outubro as ações ainda acontecerão nas escolas localizadas nos distritos de Santo Antônio e Catuçaba. A peça Teatral Em Busca do Bom Senso também será apresentada publicamente, sábado (07), na praça Fernando Abbott, durante a Programação da Feira do Livro.

0 visualização0 comentário