Buscar
  • Rede + Comunicação

Educação Ambiental – UVS Quatá

     Através do programa “Portas Abertas”, a UVS Quatá recebe visitas monitoradas de escolas, universidades e comunidade para conhecer as atividades da UVS Quatá e do Grupo Solví. O objetivo é explicar a importância da preservação do meio ambiente, através do tratamento e valorização de resíduos. 

     No início da visita é realizada uma apresentação da Unidade de Valorização Sustentável - UVS Quatá. Por meio de uma maquete, explicamos todo o processo operacional do aterro, mostrando como é feita a implantação, a operação do aterro e todos os controles ambientais, a fim de minimizar impactos ao meio ambiente. 

     Logo após, as alunos são dirigidos para a área do aterro. Isso permite que entendam na prática, tudo que foi ensinado anteriormente. Assim, fica claro o por quê de um aterro sanitário ser tão importante na solução de problemas causados pelo excesso de lixo gerado pela população. Vale lembrar que deixamos os visitantes a vontade para tirarem quaisquer dúvidas. 

      A visita à Revita também incentiva o plantio de árvores, atitude que traz inúmeros benefícios ao meio ambiente. A visita termina com o plantio de uma muda frutífera. No local, o orientador da UVS explica sobre a espécie de árvore que será plantada e, em seguida, auxilia no plantio. A árvore é marcada então com uma placa que identifica o grupo que participou da visita ( ex: escola, universidade, bairro, etc). Com isso torna-se possível identificar quem foi o responsável pelo plantio daquela árvore e deixar assim um legado á sociedade. 



2 visualizações