Buscar
  • Rede + Comunicação

CRVR e Biotérmica participam da VI Reunião Técnica de Agroenergia


A convite da UFPel – Universidade Federal de Pelotas, a CRVR e Biotérmica participaram da VI Reunião Técnica de Agroenergia e IX Simpósio de Energia e Meio Ambiente que aconteceu em Pelotas, RS.

O evento visa promover discussões sobre o avanço nas áreas de agroenergia e meio ambiente. Além de fomentar a pesquisa e a extensão, bem como complementação da formação acadêmica, e tem como objetivo incentivar a produção científica e a participação efetiva em atividades extracurriculares como forma de consolidar a formação profissional. A professora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFPel, Dra. Rubia Flores Romani, fortaleceu o valor da interação universidade-empresa. “Essa parceria é de suma importância para a formação dos alunos, de forma a proporcionar atuação mais efetiva no processo de desenvolvimento econômico e social, oportunizando a troca de conhecimentos, possibilidades de direcionamento dos estudos para aplicações práticas e a transferência de tecnologia”, disse.

O gerente de sustentabilidade empresarial da CRVR também ressaltou a importância da interação entre as empresas e as universidades. De acordo com ele, a união das instituições constitui uma necessidade essencial no processo de inovação. “O conhecimento científico produzido, aplicado no processo produtivo, é fundamental para consentimento as boas práticas e projetos desenvolvidos pela empresa”, declarou.

Segundo o gerente de operações da Biotérmica, Tiago Silva, a área de valorização energética de resíduos no Brasil é nova, e por isso acredita que o debate sobre o assunto deve ser estimulado. “A troca de informação entre universidades e empresas é essencial para a disseminação, estudo e tropicalização das tecnologias que estão vindo de fora, que muitas vezes não se adequam a nossa realidade climática e econômica”, afirmou. Durante o evento os presentes puderam assistir à palestras, painéis e minicursos na área ambiental e de produção de energia através de fontes renováveis. A reunião contou com o apoio de outras Instituições de ensino, pesquisa e extensão FURG, Unipampa, IFSul, UFSM, UFPR, UFRGS, AFUBRA, EMATER/RS.

0 visualização0 comentário