A Biotérmica Energia foi aceita como signatária do Pacto Global das Nações Unidas. A Instituição estará integrada a uma rede global com mais de 9.500 empresas e 3.000 participantes não comerciais comprometidos em construir um futuro sustentável.
O Pacto Global é considerado a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, sendo uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.
Quem integra o Pacto Global também assume a responsabilidade de contribuir para o alcance da agenda global de sustentabilidade. A Agenda 2030, aprovada em 2015, como um plano de ação para o período 2015-2030, tem como principal pilar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A Biotérmica Energia é a primeira termelétrica a biogás de aterro sanitário do Rio Grande do Sul, e a primeira do Grupo Solví com adesão ao Pacto Global. Localizada na cidade de Minas do Leão, a 90 quilômetros de Porto Alegre, a usina gera 8,55 MWh e tem potencial para atingir 15 MWh de geração de energia limpa a partir do resíduo doméstico depositado no aterro sanitário de Minas do Leão. A geração de energia acessível e limpa é um dos ODS’s (número 7).
O aterro de Minas do Leão é operado pela Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), como também tem a gestão do biogás pela Biogás Riograndense, também signatárias do Pacto Global da ONU.
Assim, a valorização sustentável dos resíduos sólidos urbanos e a valorização sustentável do biogás estão e estarão continuamente em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, trazendo benefícios para o meio ambiente.
Comments